Por que estou entediado?

Muitas vezes eu falo pra Audrey: estou entediado! Mesmo conectado a internet 24hs por dia, com um celular na mão, Netlfix, vídeo-game e uma tese de doutorado para escrever.

Apesar de existirem tantas formas de entretenimento, continuo, ou continuamos, entendiados. Seja em casa, na escola, no trabalho, na TV ou no Facebook.

Buscando entender estes fatos, aprendi que somos superestimulados. Quanto mais somos entretidos, mais queremos entretenimento. Nos acostumamos com os estímulos de alta intensidade e temos menor tolerância a estímulos menos intensos.

Talvez por isso, uma leitura longa, reuniões e aulas de 2, 3 horas são um grande sacrifício e não prendem nossa atenção. Cientificamente, a cada novidade, a produção de dopamina sofre um pico. A partir do momento que esse estímulo não é mais novidade, a dopamina baixa, e precisamos de um novo estímulo. Mais dopamina!

Nós passamos horas em frente o computador trabalhando, e vamos nos distrair no celular, na TV, ou no vídeo-game. E tudo isso está cada vez mais entediante. O que deveria nos entreter é a própria fonte do tédio. É por isso que mídias de consumo de satisfação (recompensa) rápida como o YouTube e o Snapchat estejam fazendo tanto sucesso -e blogs nem tanto.

A dica é variar as atividades. Coisas simples como praticar esportes, costurar, pintar, cozinhar (como fazemos AQUI, AQUI2 e AQUI3), fotografar ou aprender um novo instrumento musical aliviam o tédio e nos afastam de uma tela.

Mais sobre este assunto pode ser entendido em The Upside Downtime: Why Boredom is Good? de Sandi Mann. Já esta na minha lista (não tem em pt-br :P).

xoxo. Hide

Adaptado de: Why are we so bored?

Imagem da capa: pexels.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s