Como economizar dinheiro para viajar

Budget travel e viagem low cost são os termos que mais se repetem entre nós e nossos amigos da #MDI (um dia contamos sobre a MDI). Isso porque todos nós amamos viajar, mas não temos o salário do Rei do Camarote.

Então veja algumas dicas pra você que não tem grana, mas adora viajar!

  • Visualize suas férias

Mais que sonhar, visualizar é se inspirar. A decisão de gastar hoje ou economizar para amanhã se baseia no que está por trás das suas viagens. Relembre aquela viagem! Todas as coisas boas que você aproveitou, as novas experiências, os novos lugares…

IMG_9613

Viçosa, MG

  • Para onde vão meus reais?

Entender quanto você gasta para pagar contas, manter a casa e o carro é essencial. Depois de manter a ordem econômica da sua vida, você aproveita para guardar um valor pra viajar. Por meio de apps, de um coach ou mesmo de uma tabela no Excel, é fácil ver para onde vão seus reais no fim mês. É um hábito saudável que também vai ajudar a sair do vermelho.

  • Quanto vou gastar?

“Uma semana na Espanha vai me custar €150 de hostel + €150 de alimentação.” Eu tenho que economizar €300  em um ano. Economizar R$105 por mês durante 1 ano é bem melhor que pagar o cartão de crédito depois de viajar. Planejamento é tudo.

  • Seja flexível

Talvez experimentar o novo restaurante, ou diminuir a quantidade de chocolates e bolachas que são comprados no supermercado seja menos prioritário quando você pensa em viajar.

  • Gaste apenas o que você recebeu

Isso sempre foi óbvio para mim. Algo que meus pais me ensinaram, e que nunca me deixou no vermelho. Tem tudo a ver com “Para onde vão meus reais?”, não é mesmo? Ou seja, nada de fazer contas, parcelar em várias vezes ou pagar o mínimo do cartão de crédito.

DSCN0201

Santarém, PA

  • Gaste com o que realmente te faz feliz

Você prefere comer uma vez em um bistrô em Paris, ou prefere comer algumas vezes em um restaurante bom aqui no Brasil? Se você já visualizou suas férias na Europa, já sabe como responder. Se você conhece a Mágica da Arrumação, já sabe como funciona!

  • Estabeleça objetivos

Como minha mãe diz: “Não há vento favorável para quem não sabe para onde ir.”

FSCN0388

Algum lugar entre o Brasil e a Venezuela

  • Tenha criatividade para gastar na gringa

Coisas que eu mais aproveitei com a minha mãe em Londres: deitar na grama, molhar os pés na água gelada do Diana Memorial Fountain, tirar muitas fotos, e aproveitar os sanduíches e doughnuts do Sainsbury’s. Ou seja, felicidade máxima, gasto mínimo.  Não precisei gastar em restaurante fancy, ou pegar fila pro London Eye! Se eu tivesse um travel journal da época, tenho certeza que me lembraria de muitas coisas engraçadas e divertidas que vivemos sem gastar dinheiro.

IMG_0829

Hyde Park, UK

  • Não sobrecarregue sua viagem financeiramente

Tendo criatividade, isso não vai acontecer! Nada de contas para pagar depois que voltar a terras tupiniquins.

Quer ajuda para planejar? Olha o post da 1, 2, 3 e rebole. Espero que essas dicas nos ajudem a guardar nosso suado dinheiro, e que possamos gastar tudo viajando!

xoxo. Hide

Adaptado de 10 smart & easy money-saving secrets

5 comentários sobre “Como economizar dinheiro para viajar

  1. Por aqui também amamos viajar, e estabelecemos toda uma organização financeira. Anotamos os gastos em planilhas de forma especificada, para saber com o que gastamos e onde podemos economizar no proximo mês. Além disso estabelecemos “metas” de poupança para nos motivar a gastar menos e poder visualizar o dinheiro que vamos economizando no dia a dia e vai se transformando em “credito” para viagens. Como moramos longe da familia viajamos muito para o RJ para ver os nossos. E isso tambem tem que ser contabilizado.
    Acho que vai dar certo assim. Veremos como será Santiago ;)))
    Boas viagens pra gente!

    Curtido por 1 pessoa

      1. Serio? Vamos ficar quase duas semanas. Um periodo no centro, outro em Los Condes. Vocês precisam passar dicas pra gente! Os melhores lugares de comer, as coisas de não-turista!!!!!! Por favooor *_*

        Curtir

Deixe um comentário

